Na era digital, ter uma presença online se tornou essencial para empresas de todos os portes e a criação de um site profissional é o primeiro passo nesse processo.
No entanto, é importante entender que existem diferentes tipos de sites que podem ser criados, cada um com seu objetivo específico e requerendo diferentes estratégias de desenvolvimento e design.
Por isso, neste artigo, vamos explicar a diferença entre três dos tipos mais comuns: site institucional, e-commerce e landing page.
Site profissional institucional
O site institucional é o tipo mais comum de site profissional feito para empresas, pois se trata daquele que apresenta informações sobre o negócio, seus serviços e produtos. Além disso, também constam a missão, valores, história e outras informações importantes relacionadas à empresa.
O objetivo principal de um site institucional é fornecer informações essenciais sobre como a empresa trabalha para o público em geral.
Normalmente, o conteúdo é construído com o apoio da equipe do marketing que auxilia na exposição de informações estratégicas que traga segurança e confiabilidade para potenciais clientes.
Focar em um site institucional é um passo importante para começar se você quer construir uma presença online. Isso porque, além de essencial para essa estratégia, é relativamente simples de gerenciar.
Além disso, você pode escolher entre uma ampla variedade de modelos e designs para criar seu site profissional personalizado.
Benefícios de investir em um site profissional
Uma das principais vantagens de investir em um site é que ele pode ser otimizado para os motores de busca, permitindo que sua empresa seja encontrada facilmente por pessoas que estão pesquisando na internet.
Desse modo, sua empresa e marca podem ser encontradas no Google, Bing e demais sites onde o público-alvo costuma fazer buscas pelos produtos ou serviços que você oferece.
No entanto, é importante lembrar que um site institucional é apenas o primeiro passo para estabelecer uma presença digital eficaz. Existem outras estratégias que devem ser combinadas para que os resultados no universo online apareçam.
Site profissional de comércio eletrônico: e-commerce
O e-commerce, ou comércio eletrônico, é o tipo de site que possibilita que as empresas vendam produtos ou serviços online. Assim, ele é projetado para permitir que os usuários façam compras diretamente no site realizando o pagamento de forma segura e eficiente.
O e-commerce é o modelo de site profissional mais complexo e exige mais recursos de desenvolvimento e design. Afinal, uma boa loja online tem um layout claro e intuitivo, possibilitando aos usuários encontrar facilmente o que procuram.
Além disso, são sites que precisam ser efetivamente mais seguros, para proteger as informações pessoais e financeiras dos usuários. Não que os demais não sejam, porém, cada página web tem um perfil de segurança apropriado ao seu objetivo.
Um site de comércio eletrônico também demanda um processo de gerenciamento de estoque e logística. Desse modo, é importante garantir que os produtos expostos estejam realmente disponíveis e que possam ser entregues no prazo correto.
Por fim, lembre-se que também é importante gerenciar as devoluções e reembolsos, para garantir a satisfação dos clientes.
Entre os benefícios de um e-commerce, destacam-se:
- Maior alcance: um e-commerce permite que a empresa alcance clientes de todo o mundo, independentemente de sua localização física.
- Aumento das vendas: a loja online oferece a conveniência de comprar produtos ou serviços de forma simplificada, o que pode aumentar as vendas e a receita da empresa.
- Melhor experiência do cliente: uma loja virtual bem projetada pode oferecer uma experiência de compra diferenciada, mais ágil, confortável e conveniente.
A maioria dos consumidores prezam muito esse aspecto e pesquisas indicam que se dispõem a comprar mais, mesmo pagando mais caro se observarem comodidades e diferenciais no atendimento.
Landing Page
Uma landing page é um tipo de site profissional específico para converter visitantes em leads ou clientes. Isso porque, ela é projetada para levar o usuário a realizar uma ação específica, como preencher um formulário, fazer uma compra ou solicitar mais informações.
Normalmente, uma landing page é usada como parte essencial de uma estratégia de marketing digital, como uma campanha de anúncios no Google ou no Facebook.
Desse modo, esse tipo de página web é projetada para fornecer uma mensagem direta aos usuários, com um apelo à ação claro, visível e específico.
Para que uma landing page seja eficaz é interessante que tenha um design simples e limpo, com um texto enxuto, porém claro e convincente, que explique os benefícios do produto ou serviço que está sendo oferecido.
Ademais, é crucial que tenha um formulário de inscrição de fácil preenchimento ou botão de compra intuitivo, para incentivar os usuários a realizar a ação desejada.
Entre os benefícios de uma landing page, destacam-se:
- Conversões mais altas: Como uma landing page é projetada especificamente para converter visitantes, ela geralmente entrega uma taxa de conversão mais alta do que outras páginas do site. Além disso, foca em uma ação exclusiva que deve ser tomada pelo visitante, então quando isso não acontece, é necessário analisar as razões.
- Mais informações sobre os visitantes: um formulário de contato preenchido por um visitante deixa dados valiosos para que a empresa possa trabalhar outras ações direcionadas para o público. Isso possibilita a criação de uma lista de clientes em potencial.
- Melhor segmentação de público-alvo: tanto o design quanto os textos são feitos para um perfil específico de público. Dessa maneira, a landing page tende a ser direcionada para uma audiência segmentada que representa pessoas ou empresas mais próximas do seu perfil de cliente ideal.
Conclusão
Agora que você sabe a diferença entre site institucional, e-commerce e landing page, fica mais fácil escolher aquele que melhor atende às necessidades do seu negócio.
Cada tipo de site tem um objetivo específico, mas independentemente disso, um site profissional bem projetado pode contribuir para elevar a visibilidade da marca no ambiente digital, tornando mais fácil para os clientes encontrar informações e se comunicar com a empresa.
Além disso, um site profissional ajuda a construir e fortalecer a imagem do negócio, transmitindo sua identidade visual e valores por meio de um design atraente e conteúdo relevante.
Dessa forma, se você deseja construir um site para sua empresa e aumentar seus resultados no universo digital fale com um de nossos consultores especializados. Conte com o apoio da SDM, uma empresa que já ajudou dezenas de negócios a ganhar seu espaço no ambiente online e conquistar mais vendas e participação de mercado.
Na era digital, ter uma presença online se tornou essencial para empresas de todos os portes e a criação de um site profissional é o primeiro passo nesse processo.
No entanto, é importante entender que existem diferentes tipos de sites que podem ser criados, cada um com seu objetivo específico e requerendo diferentes estratégias de desenvolvimento e design.
Por isso, neste artigo, vamos explicar a diferença entre três dos tipos mais comuns: site institucional, e-commerce e landing page.
Site profissional institucional
O site institucional é o tipo mais comum de site profissional feito para empresas, pois se trata daquele que apresenta informações sobre o negócio, seus serviços e produtos. Além disso, também constam a missão, valores, história e outras informações importantes relacionadas à empresa.
O objetivo principal de um site institucional é fornecer informações essenciais sobre como a empresa trabalha para o público em geral.
Normalmente, o conteúdo é construído com o apoio da equipe do marketing que auxilia na exposição de informações estratégicas que traga segurança e confiabilidade para potenciais clientes.
Focar em um site institucional é um passo importante para começar se você quer construir uma presença online. Isso porque, além de essencial para essa estratégia, é relativamente simples de gerenciar.
Além disso, você pode escolher entre uma ampla variedade de modelos e designs para criar seu site profissional personalizado.
Benefícios de investir em um site profissional
Uma das principais vantagens de investir em um site é que ele pode ser otimizado para os motores de busca, permitindo que sua empresa seja encontrada facilmente por pessoas que estão pesquisando na internet.
Desse modo, sua empresa e marca podem ser encontradas no Google, Bing e demais sites onde o público-alvo costuma fazer buscas pelos produtos ou serviços que você oferece.
No entanto, é importante lembrar que um site institucional é apenas o primeiro passo para estabelecer uma presença digital eficaz. Existem outras estratégias que devem ser combinadas para que os resultados no universo online apareçam.
Site de comércio eletrônico: e-commerce
O e-commerce, ou comércio eletrônico, é o tipo de site que possibilita que as empresas vendam produtos ou serviços online. Assim, ele é projetado para permitir que os usuários façam compras diretamente no site realizando o pagamento de forma segura e eficiente.
O e-commerce é o modelo de site profissional mais complexo e exige mais recursos de desenvolvimento e design. Afinal, uma boa loja online tem um layout claro e intuitivo, possibilitando aos usuários encontrar facilmente o que procuram.
Além disso, são sites que precisam ser efetivamente mais seguros, para proteger as informações pessoais e financeiras dos usuários. Não que os demais não sejam, porém, cada página web tem um perfil de segurança apropriado ao seu objetivo.
Um site de comércio eletrônico também demanda um processo de gerenciamento de estoque e logística. Desse modo, é importante garantir que os produtos expostos estejam realmente disponíveis e que possam ser entregues no prazo correto.
Por fim, lembre-se que também é importante gerenciar as devoluções e reembolsos, para garantir a satisfação dos clientes.
Entre os benefícios de um e-commerce, destacam-se:
- Maior alcance: um e-commerce permite que a empresa alcance clientes de todo o mundo, independentemente de sua localização física.
- Aumento das vendas: a loja online oferece a conveniência de comprar produtos ou serviços de forma simplificada, o que pode aumentar as vendas e a receita da empresa.
- Melhor experiência do cliente: uma loja virtual bem projetada pode oferecer uma experiência de compra diferenciada, mais ágil, confortável e conveniente.
A maioria dos consumidores prezam muito esse aspecto e pesquisas indicam que se dispõem a comprar mais, mesmo pagando mais caro se observarem comodidades e diferenciais no atendimento.
Landing Page
Uma landing page é um tipo de site profissional específico para converter visitantes em leads ou clientes. Isso porque, ela é projetada para levar o usuário a realizar uma ação específica, como preencher um formulário, fazer uma compra ou solicitar mais informações.
Normalmente, uma landing page é usada como parte essencial de uma estratégia de marketing digital, como uma campanha de anúncios no Google ou no Facebook.
Desse modo, esse tipo de página web é projetada para fornecer uma mensagem direta aos usuários, com um apelo à ação claro, visível e específico.
Para que uma landing page seja eficaz é interessante que tenha um design simples e limpo, com um texto enxuto, porém claro e convincente, que explique os benefícios do produto ou serviço que está sendo oferecido.
Ademais, é crucial que tenha um formulário de inscrição de fácil preenchimento ou botão de compra intuitivo, para incentivar os usuários a realizar a ação desejada.
Entre os benefícios de uma landing page, destacam-se:
- Conversões mais altas: Como uma landing page é projetada especificamente para converter visitantes, ela geralmente entrega uma taxa de conversão mais alta do que outras páginas do site. Além disso, foca em uma ação exclusiva que deve ser tomada pelo visitante, então quando isso não acontece, é necessário analisar as razões.
- Mais informações sobre os visitantes: um formulário de contato preenchido por um visitante deixa dados valiosos para que a empresa possa trabalhar outras ações direcionadas para o público. Isso possibilita a criação de uma lista de clientes em potencial.
- Melhor segmentação de público-alvo: tanto o design quanto os textos são feitos para um perfil específico de público. Dessa maneira, a landing page tende a ser direcionada para uma audiência segmentada que representa pessoas ou empresas mais próximas do seu perfil de cliente ideal.
Conclusão
Agora que você sabe a diferença entre site institucional, e-commerce e landing page, fica mais fácil escolher aquele que melhor atende às necessidades do seu negócio.
Cada tipo de site tem um objetivo específico, mas independentemente disso, um site profissional bem projetado pode contribuir para elevar a visibilidade da marca no ambiente digital, tornando mais fácil para os clientes encontrar informações e se comunicar com a empresa.
Além disso, um site profissional ajuda a construir e fortalecer a imagem do negócio, transmitindo sua identidade visual e valores por meio de um design atraente e conteúdo relevante.
Dessa forma, se você deseja construir um site para sua empresa e aumentar seus resultados no universo digital fale com um de nossos consultores especializados. Conte com o apoio da SDM, uma empresa que já ajudou dezenas de negócios a ganhar seu espaço no ambiente online e conquistar mais vendas e participação de mercado.