O marketing é um elemento essencial em qualquer negócio, pois é por meio dele que as empresas podem aumentar a visibilidade da sua marca, conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes. Dentro do marketing, existem duas abordagens principais: inbound marketing e outbound marketing. Neste artigo, vamos explicar de maneira simples e objetiva, a diferença entre essas duas abordagens e como elas podem ser aplicadas em sua empresa.
Afinal, uma das premissas da SDM Company é descomplicar o marketing digital para que o maior número de empresas possam se beneficiar das ferramentas e recursos que só o ambiente online pode oferecer.
O que é Inbound Marketing?
O inbound marketing é uma estratégia que se concentra em atrair os clientes ao oferecer conteúdo relevante e valioso de verdade, em vez de interrompê-los com anúncios ou propostas de vendas explícitas.
Em outras palavras, é uma abordagem que visa fornecer informações de qualidade para as pessoas que estão procurando saber mais sobre um determinado assunto. Dessa forma, as empresas podem oferecer respostas às dúvidas das pessoas, fornecendo conteúdos que expliquem, ensinem e orientem de forma gratuita.
Com o tempo, essas pessoas compreendem que a marca ou empresa realmente entende do tema e passam a vê-la como uma autoridade no assunto, dando preferência para adquirir produtos ou serviços.
Os conteúdos ficam livres para serem acessados na internet, pois é assim que a empresa consegue atrair a atenção para a sua marca.
Como aplicar?
Para aplicar o inbound marketing, é necessário focar na premissa de criar conteúdo relevante e realmente de valor para o seu público-alvo. Esse conteúdo pode ser oferecido em diferentes formatos como:
- Postagens para blogs;
- E-books;
- Redes sociais;
- Lives;
- Webinars;
- Podcasts;
- White papers;
- Infográficos;
- Master classes;
- Vídeos;
- Entre outros.
É importante que o conteúdo seja criado com base nas necessidades e interesses do seu público-alvo, a fim de atraí-los para o seu conteúdo. O objetivo do Inbound é estabelecer uma relação de confiança e autoridade com os seus clientes potenciais.
Isso porque, quando essas pessoas se sentem seguras quanto à sua marca, é mais provável que se tornem clientes e, posteriormente, até promotores da sua marca, pois levarão em conta toda a jornada antes mesmo de comprar qualquer coisa.
E por que funciona? De acordo com o Relatório de Inbound Marketing, publicado pela Hubspot, empresas que priorizam o inbound marketing geraram 3,6 vezes mais leads do que as demais que priorizaram apenas o outbound marketing.
Além disso, o custo por lead é 62% menor no inbound do que no outbound .
O que é Outbound marketing?
O outbound marketing, também conhecido como marketing tradicional, é uma estratégia de que envolve a captação de um grande público através de abordagens mais generalizadas, na tentativa de chamar a atenção das pessoas para a sua marca.
As formas mais comuns de outbound marketing são anúncios em TV, rádio, jornais e revistas, além de outdoors e mala direta. O objetivo do outbound marketing é se fazer presente na vida das pessoas no meio de suas atividades rotineiras, para apresentar uma mensagem de marketing.
Essa abordagem tem sido utilizada por muitas empresas há décadas e, apesar de ainda ser eficaz em alguns casos, a maioria das pessoas já se tornou resistente a esse tipo de publicidade.
De acordo com o mesmo Relatório de Inbound Marketing da Hubspot, o outbound é menos eficaz do que o inbound na geração de leads. Isso porque, empresas que priorizam o outbound marketing geram 1,8 vezes menos leads do aquelas que focam mais no inbound.
Qual é a melhor estratégia de marketing?
Não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois cada empresa é única e precisa escolher a estratégia que melhor se adapta às suas necessidades individuais e objetivos planejados.
No entanto, é importante ter em mente que o inbound marketing está se tornando cada vez mais popular, pois os consumidores estão buscando informações relevantes e valiosas, em vez de se render as mensagens de marketing tradicionais.
Ele é mais efetivo para construir relacionamentos de longo prazo e educar clientes potenciais. Mas, ambos os métodos de marketing têm suas vantagens e desvantagens e a melhor escolha dependerá das metas de sua empresa e do público-alvo.
O outbound marketing é uma abordagem mais tradicional que inclui publicidade, telemarketing, eventos e também aqueles e-mails não solicitados. Ele é mais efetivo para alcançar um grande número de pessoas rapidamente com foco em gerar leads.
Em geral, muitas empresas usam uma combinação de inbound e outbound para alcançar seus objetivos de marketing e atingir uma ampla gama de públicos tanto no digital como fora dele.
É importante avaliar os recursos de sua empresa para determinar qual método é mais adequado, bem como a verba disponível para investir em cada um.
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