PLR, sigla para Private Label Rights, que pode ser traduzido como “Direitos de Marca Própria”,uma das vantagens do PLR é um tipo de licença que permite que alguém possa utilizar um infoproduto ou conteúdo como se ele fosse o criador original, sem necessidade de pagar royalties ou outros tipos de taxas.
No contexto do marketing digital, os infoprodutos que podem ser comercializados através de PLR incluem ebooks, cursos online, software e outros tipos de conteúdo digital.
Neste artigo, vamos explorar o conceito e as vantagens do PLR, suas principais características e como funciona na prática, além de outras informações importantes para quem está interessado em investir nesse tipo de produto digital.
3 vantagens do PLR no marketing digital
Com a crescente competição no mercado digital, os empreendedores precisam encontrar maneiras inovadoras de se destacar da concorrência.
É aqui que entra o Private Label Rights e vamos explorar algumas das principais vantagens do PLR, e como elas podem ajudar as empresas a alcançar seus objetivos no marketing digital.
- Baixo custo inicial
Uma das vantagens do PLR é que, ao adquirir um produto com essa licença, o comprador não precisa arcar com os custos – e o trabalho – de criação do conteúdo do zero.
Isso significa que é possível obter um infoproduto de alta qualidade com um investimento muito menor do que seria necessário para criar algo semelhante do zero.
Porém, é fundamental pesquisar bem e escolher um infoproduto de alto nível, que seja bem escrito, tenha um design atraente e ofereça informações úteis e relevantes para o público-alvo.
- Possibilidade de personalização
Como o comprador do PLR pode utilizar o infoproduto como se fosse seu criador original, ele tem a possibilidade de personalizar esse conteúdo de acordo com suas necessidades e objetivos. Isso pode incluir até mesmo a adição de sua própria marca, alterações no layout e na formatação do conteúdo.
- Rapidez no lançamento
Ao adquirir um PLR, o comprador já recebe todo o conteúdo pronto para ser comercializado, o que significa que é possível lançar o produto em um curto espaço de tempo.
Isso pode ser especialmente vantajoso para quem busca uma fonte de renda extra ou precisa de um infoproduto que possa ser vendido no mercado digital o mais rápido possível. Essa é mais uma das vantagens do PLR.
Desvantagens do PLR
Neste tópico, vamos explorar as desvantagens do PLR, buscando entender quais são os riscos e limitações que podem surgir ao investir nesse tipo de infoproduto.
É de suma importância estar ciente de que além das vantagens do PLR também existem pontos de atenção, pois isso ajudará quem deseja empreender nesse nicho a avaliar prós e contras.
Falta de exclusividade
Como outras pessoas também podem adquirir o mesmo produto com PLR, o comprador não possui exclusividade sobre o conteúdo. Isso significa que é possível que outras pessoas estejam comercializando o mesmo infoproduto, o que pode tornar mais difícil a competição no mercado.
Qualidade variável
Nem todo PLR é de alta qualidade. É importante que o comprador verifique a reputação do produtor e a qualidade do infoproduto antes de efetivar a compra, pois muitos infoprodutos possuem um preço muito atrativo, mas a entrega final é de baixa qualidade.
Além disso, é interessante saber que alguns conteúdos não são adequados para serem comercializados com PLR. Desse modo, é fundamental que o comprador avalie se o infoproduto está de acordo com as normas e leis aplicáveis no país, para evitar problemas legais ou éticos.
Limitações na personalização
Embora o comprador do PLR tenha a possibilidade de personalizar o conteúdo, algumas licenças podem impor limitações a esse respeito.
Sendo assim, é interessante que o comprador verifique as restrições da licença antes de adquirir o infoproduto, para evitar problemas legais ou desentendimentos com o produtor do conteúdo.
Estratégias e possibilidades de uso para um PLR
Já falamos sobre as vantagens do PLR e também das desvantagens, mas agora vamos entender mais sobre as possibilidades de uso para esse tipo de infoproduto.
Devido à ampla variedade de PLR’s no mercado, você já deve ter percebido que antes de tudo precisará escolher aqueles que sejam relevantes para o seu público-alvo.
Mas, ainda que o comprador tenha sido criterioso em muitos aspectos, será necessário focar em estratégias para obter um bom retorno. Porém, o fato é que o PLR pode ser muito versátil, sendo incluído em estratégias diferentes que podem ir além de simplesmente vende-lo. Abaixo, confira algumas opções:
Utilizar técnicas de marketing eficazes
Se o seu objetivo é vender o infoproduto exatamente como comprou, então é necessário investir em técnicas de marketing eficazes para promover o seu PLR.
Basicamente, invista na criação de landing pages, faça uso de anúncios pagos, além de dar atenção às técnicas específicas de SEO para melhorar a visibilidade do infoproduto nos motores de busca.
Use o PLR como brinde
Oferecer um infoproduto com PLR como brinde para promover a venda de outros infoprodutos com maior ticket, pode ser uma maneira eficaz de aumentar a percepção de valor do item principal que está sendo oferecido na oferta – e aumentar assim o volume de vendas.
Utilize o PLR como base para criação de um novo infoproduto
Se você é produtor digital ou acha que o infoproduto que adquiriu pode ser melhorado, use-o apenas como base e acrescente outros conteúdos complementares, dando um upgrade na qualidade.
Essa pode ser uma maneira eficaz de expandir o seu portfólio de infoprodutos sem precisar começar do absoluto zero na produção.
É possível também utilizar o PLR como base para gerar um novo infoproduto exclusivo, adicionando informações e exemplos que sejam totalmente voltados para o seu negócio. Assim, você pode oferecer algo único e que se diferencie totalmente de outros infoprodutos similares no mercado.
Use o infoproduto para gerar tráfego orgânico
Um infoproduto com PLR pode ser uma excelente isca digital, sendo usado como parte de uma estratégia de tráfego orgânico para o seu site ou blog. Em conjunto com outras técnicas de SEO, você pode aumentar a aquisição de leads com otimização de palavras-chave e link Building direto para baixar o PLR.
Divida o infoproduto em partes menores
Se o PLR for um e-book ou um curso, é possível dividi-lo em partes menores e oferecê-las separadamente para aumentar a quantidade de produtos que você tem na sua esteira. Por exemplo, se o infoproduto original for um curso online com 10 módulos, você pode oferecer cada módulo individualmente.
Crie um pacote de infoprodutos
Outra maneira de aumentar a quantidade de itens que você tem na sua esteira é criando um pacote de com PLR’s relacionados a um determinado nicho de mercado.
Por exemplo, você pode criar um pacote de infoprodutos para empreendedores que inclua um e-book sobre marketing digital, um curso sobre gestão financeira e mais um conjunto de templates.
Essas são apenas algumas possibilidade para trabalhar com PLR. Mas, o importante é que estude para encontrar as estratégias que funcionam melhor para o seu negócio e para o seu público-alvo, sempre mantendo a qualidade dos seus infoprodutos.
Conclusão
Existem diversas estratégias para trabalhar com PLR, e é importante explorar as diferentes opções para encontrar aquelas que melhor se adaptam ao seu negócio e ao seu público-alvo. É importante lembrar que, independentemente da estratégia escolhida, a qualidade do produto é fundamental para o sucesso.
Não há uma “melhor” forma, já que as estratégias podem variar dependendo do tipo de produto, do nicho de mercado e dos objetivos de cada empreendedor.
No entanto, as informações que compartilhamos aqui são uteis para qualquer pessoa que deseja atuar com esse tipo de infoproduto e usufruir das vantagens do PLR.
Por fim, mantenha sempre atualizado. Estar sempre atento às tendências do mercado e às necessidades do público-alvo pode ser crucial para identificar oportunidades relacionadas ao seu negócio digital.