O que faz uma assessoria de marketing digital

Uma assessoria de marketing digital deve auxiliar outras empresas a planejar, executar e gerenciar suas estratégias de marketing na internet. O objetivo principal é aumentar a visibilidade, o engajamento e as vendas de produtos ou serviços através das ferramentas digitais mais adequadas ao perfil do negócio do cliente.

No entanto, um dos grandes desafios para uma assessoria de marketing é o grande volume de informações que é gerado diariamente na internet. Por isso, é importante que haja uma estrutura capaz de gerenciar e filtrar essas informações eficientemente, a fim de identificar oportunidades e ameaças para seus clientes.

Também é importante que a assessoria de marketing digital seja composta por uma equipe multidisciplinar com sólidos conhecimentos nas seguintes áreas:

  • Publicidade;
  • Marketing;
  • Design;
  • Redação com técnicas;
  • Tráfego orgânico e pago;
  • Análise de dados;
  • Programação. 

Além disso, é de suma importância que a assessoria esteja por dentro das principais tendências do mercado, já que o marketing digital é um campo em constante evolução. 

Quais são as atividades de uma assessoria de marketing digital

Além de prestar consultoria, uma assessoria de marketing digital desenvolve estratégias para alcançar um público-alvo específico, gerando  resultados positivos em termos de vendas, leads e/ou engajamento.

As atividades que cada assessoria oferece difere de uma para as outras, com mais ou menos serviços. No caso da SDM Company, por exemplo, realizamos uma alta gama de serviços que incluem:

  • Análise de mercado

Identificação do público-alvo e persona, estudo dos concorrentes, análise de tendências e identificação de oportunidades.

  • Planejamento estratégico

Definição dos objetivos de marketing da empresa, criação de um plano de ação para atingir essas metas e seleção dos canais e ferramentas digitais à serem utilizadas.

  • Campanhas de tráfego pago

Criação de anúncios para o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outras plataformas de anúncios online.

  • Produção de conteúdo

Criação de conteúdo relevante e original  que esteja alinhado ao público-alvo, incluindo textos para sites, artigos, posts em redes sociais, vídeos, entre outros formatos. 

Toda produção foca em ser mais do que atrativo, pois quem consome os conteúdos deve perceber o valor que está sendo entregue.

  • E-mail marketing

Criação de campanhas de e-mail marketing para divulgar produtos, serviços e outros conteúdos relevantes para o público.

  • Otimização de SEO

Otimização de páginas da web a fim de melhorar seu posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca, visando aumentar a visibilidade no ambiente online de forma orgânica.

  • Gerenciamento de redes sociais

Planejamento e execução de estratégias de redes sociais para aumentar o engajamento e a presença da marca na internet, incluindo criação de postagens conforme calendário editorial pré definido.

  • Monitoramento de resultados

Análise de métricas para avaliar o desempenho das campanhas de marketing digital e ajustá-las para alcançar melhores resultados e atingir os objetivos.

Como escolher uma boa assessoria de marketing digital 

Além de contar com a indicação, você pode observar alguns aspectos que poderão sinalizar se a assessoria realmente detém as características que comprovam a qualidade dos serviços. 

Uma assessoria de marketing digital é considerada eficiente quando consegue auxiliar empresas a atingirem seus objetivos de negócios por meio de estratégias bem estruturadas e executadas. 

Também é importante que ela esteja atualizada com as principais tendências e tecnologias da área, além de ser capaz de adaptar as estratégias de acordo com as necessidades do cliente e seu respectivo segmento de mercado. 

Para isso, a assessoria de marketing deve ter profissionais preparados tecnicamente e experimentados no mercado. Isso inclui redatores, designers gráficos, analistas de dados, especialistas em mídia social, tráfego, dentre outros.

Outro ponto fundamental ao escolher uma assessoria de marketing digital é observar se ela possui capacidade de mensurar e avaliar os resultados das estratégias implementadas. Isso porque, somente com métricas e KPI’s é que será possível realizar ajustes e melhorias em ações, maximizando o retorno sobre o investimento em campanhas digitais.

6 vantagens que só uma assessoria de marketing digital proporciona

Contratar uma assessoria de marketing digital pode trazer diversos benefícios dentre os quais vamos destacar os principais:

  1. Maior segurança nas ações de marketing

Com uma assessoria especializada, as ações são direcionadas e executadas com maior assertividade, tendo em vista que seguem estratégias e objetivos claros. Isso aumenta as chances de atingir os resultados desejados e impactar positivamente o público-alvo.

  1. Otimização do investimento em marketing digital

A assessoria ajuda a empresa a otimizar o investimento em marketing, evitando desperdícios e garantindo que os recursos sejam utilizados de forma estratégica e eficiente. Isso permite que atingir melhores resultados com um orçamento mais enxuto.

  1. Melhoria da imagem e alcance de marca

Com apoio especializado de uma assessoria é possível melhorar a sua imagem de marca, por meio da criação de conteúdo relevante e qualificado, monitorando as menções à marca, entre outras ações. Isso pode contribuir muito para a fidelização de clientes e atração de novos consumidores.

Uma boa estratégia de marketing digital amplia a visibilidade positiva da marca, seja por meio de anúncios em mídias sociais, Google Ads, SEO ou outras ações. Isso pode gerar mais leads qualificados, aumentar as vendas e expandir a autoridade marca no mercado.

  1. Aprendizado e capacitação

Contratando uma assessoria de marketing, a equipe da empresa pode aprender e se capacitar em relação às técnicas, ferramentas e estratégias eficazes de marketing digital. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências internas, que poderão ser aplicadas no futuro.

  1. Aumento da competitividade

Com a importância crescente do marketing digital para todos os tipos de negócios, ter apoio especializado de uma assessoria pode ser um diferencial competitivo importante, permitindo que a empresa se destaque no mercado e supere a concorrência. 

Além disso, a assessoria pode ajudar a identificar e explorar oportunidades de mercado pouco exploradas ou até mesmo inexistentes. Nesse contexto, a empresa pode ganhar relevância e se posicionar como líder no segmento, aumentando sua participação de mercado.

  1. Melhoria da experiência do usuário

A assessoria de marketing digital pode trabalhar em conjunto com outras áreas da empresa para melhorar a experiência do usuário nos diferentes canais, como site, mídias sociais, e-mail marketing, entre outros. Isso pode contribuir para a fidelização de clientes e criação de uma base sólida de defensores da marca.

Ainda nesse contexto, a assessoria pode direcionar a melhor forma de monitorar e gerenciar o que é dito sobre a marca nas redes sociais, fóruns e outros canais da internet. Isso permite que a empresa responda rapidamente aos comentários negativos e mantenha uma imagem positiva junto aos consumidores.

Conclusão

Contratar uma assessoria de marketing digital pode ser dos melhores investimentos para alavancar o seu negócio na era digital. Com os conhecimentos necessários, ferramentas e técnicas apropriadas, sua empresa poderá gerar mais vendas, fidelizar clientes e superar a concorrência.

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